Dar uma pausa, descansar, viajar, tirar um tempo para espairecer…
Essas podem ser atividades normais para quem está no período de recesso, representando um momento de recarregar as energias frente às obrigações cotidianas.
A necessidade de tirar Férias é para além de um único momento de descanso, ela serve para auxiliar o desempenho estudantil e profissional.
Entretanto, o processo de se desconectar de responsabilidades, preocupações e compromissos pode não ser tão fácil – eles não tiram Férias.
Com rotinas exaustivas, os indivíduos sentem o peso de não conseguirem ter momentos dedicados somente a si. Isso faz com que, até quem adora seu trabalho ou seu curso, fique estressado e deseje fazer qualquer outra coisa invés de estar no seu lugar de produção.
A necessidade de férias está relacionada com manter-se feliz em seu trabalho e seus estudos, sentindo-se realizado, bem como ter um tempo para refletir sobre questões pessoais.
Por isso, separamos 5 Dicas para lhe auxiliar nesse descanso psicológico:
- Alimente a Serotonina
É essencial reduzir o nível de estresse acumulado. Por isso, crie uma lista das atividades que lhe tragam prazer e alegria. Leia um livro, pratique (ou crie) um hobby, caminhe na natureza, assista a filmes e séries, coma suas comidas prediletas, ou até saia para viajar ou passear.
Alimente sua serotonina e crie boas memórias, seja em pequenas mudanças cotidianas, ou realizando desejos de longas datas. Planejar essas atividades com antecedência ajudará a aumentar a expectativa positiva, porém não se cobre, o importante é você se sentir bem.
Foque em uma felicidade por dia.
- Offline
“Longe das telas, perto do coração.”
Diminuir as telas durante as férias pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e emocional. Além disso, pode ajudar a ficar longe de informações capazes de trazer preocupações.
Não checar e-mails, redes sociais e outros meios utilizados no cotidiano pode auxiliar na “desintoxicação” do estresse. Também é uma forma de se conectar mais consigo, se conhecendo melhor e trabalhando questões internas.
- NADA
Planeje momentos das férias para não fazer nada, exatamente nada. Apenas ficar no sofá, ou na cama, deixando a mente divagar e… quem sabe um cochilo sem despertador.
Ao contrário do que se pensa, o ócio é um aliado da saúde mental. Praticar a arte de não fazer nada, sem qualquer tipo de culpa ou ressentimento, é essencial para o bem-estar de todos nós.
- Corpo São, Mente Sã
Sono, alimentação e exercícios físicos são aspectos que comumente são deixados de lado durante o cotidiano de estudos e trabalhos. Durante as férias, dar maior atenção a uma reintrodução alimentar saudável, a hábitos de exercícios e a exercer a higiene do sono é praticar o autocuidado.
Ao introduzir hábitos físicos mais saudáveis, é possível restaurar o equilíbrio metabólico e melhorar o sistema imunológico, refletindo na saúde do cérebro.
- Ser Psi
Por último, mas não menos importante: que tal dar uma atualizada nos estudos atrasados, porém sem pressa? Aproveitar com calma, rever temáticas e abordagens, e curtir o que mais gosta: o universo da Psicologia.
Utilize o tempo livre para concluir aquele curso da SerPsi e adicionar o certificado no currículo. Construa um cronograma de estudos para evitar sobrecargas, garantindo o tempo necessário para descanso e lazer durante o recesso.
Vem #SerPsi!