A construção da autoimagem é delineada pelos acontecimentos psíquicos, que possibilitam cada um se descrever e interpretar a realidade, pontos positivos e negativos da aparência ou personalidade; e sofre influência de como as pessoas nos percebem, apesar de ser uma concepção interna.
O Psicoterapeuta irá facilitar o indivíduo saber se reconhecer como sujeito para fortalecer a capacidade de construir sua autoimagem. Lembrando que o ser humano é individual, subjetivo e essa construção começa na primeira infância, quando a criança interage com a mãe no momento da amamentação, quando ela diferencia o próprio Eu, da figura materna, e ao longo do processo vital, através das experiências vivenciadas, sofrendo uma forte influência das validações das pessoas significativas do seu convívio diário.
Através da Psicoterapia o indivíduo aprende a se reconhecer como sujeito e fortalece a capacidade de reconstruir sua autoimagem, junto a uma autoestima elevada e tendo como resultado uma autodescoberta, sentindo fazer parte corporalmente no espaço e tempo.