Me formei em Psicologia e agora? Enfrentando os desafios profissionais na clínica

3 min

ENVIAR

Como se preparar para os desafios profissionais da prática clínica após a sua graduação em Psicologia!

 

Depois de anos de estudo e dedicação, você finalmente se formou em Psicologia e está pronto para ingressar na prática clínica. Acontece que a realidade da profissão pode ser desafiadora e causar um certo frio na barriga para quem acabou de deixar a universidade, não é mesmo?

Isso não acontece à toa! O setting psicoterapêutico está repleto de casos complexos e/ou impactantes, desde indivíduos que apresentam resistência ao tratamento até pacientes em estado de emergência ou vítimas de violência e abuso.

Por isso, neste artigo, nós vamos discutir o que você pode fazer para estar preparado para esses desafios e se destacar na sua carreira como um profissional que consegue unir o domínio de conhecimentos e de habilidades.

Continue sempre aprendendo

Aprender é um processo contínuo na prática clínica. Devemos ter em mente que, à medida que o mundo se modifica, modifica-se também nosso objeto de estudo — o comportamento humano e os processos mentais que o acompanham.

Pensando nisso, você pode participar de cursos de atualização e buscar especialização em algumas áreas, como já discutimos aqui em outra oportunidade. Mas considere, ainda, adotar o hábito de ler blogs especializados (como o nosso!) ou participar de um grupo de estudos, por exemplo.

Desenvolva habilidades interpessoais

Como a Psicologia é uma ciência social, as habilidades interpessoais são requisitos profissionais da área. Os bons psicoterapeutas devem possuir a capacidade de se comunicar efetivamente, ouvir atentamente e compreender as emoções do outro!

Para isso, procure investir parte do seu tempo como paciente e outra parte como psicólogo. Isto é, além de estar em atendimento psicoterapêutico, seja ele em grupo ou individual, mantenha o seu foco em acumular experiências clínicas, ainda que lenta e gradualmente.

Conheça várias abordagens

O mundo atual vem sendo marcado pelos novos transtornos e demandas psíquicas. Nesse sentido, compreender as diversas abordagens psicoterapêuticas é importante para selecionar qual será mais adequada às necessidades de cada paciente.

Você pode recorrer a cursos e especializações, mas também se informar sobre várias dessas abordagens e suas aplicações em sites e artigos acadêmicos. Seja qual for sua preferência clínica, é importante ao menos entender diferentes linhas teóricas.

Faça um bom networking

É comum que a nossa vida profissional passe por um momento em que estamos carentes de referência prática. Aí é que mora a importância de estabelecer uma troca com outros psicólogos, a fim de saber mais acerca do mercado e da profissão.

Não se intimide quanto a buscar informações ou até mesmo apoio com psicoterapeutas mais experientes. Procure fazer seu networking em grupos de discussão, aulas, reuniões de associações profissionais, conferências, congressos etc.

Comece a se preparar para a prática clínica com a simulação de casos!

Foi na intenção de possibilitar que os novos profissionais desenvolvessem habilidades e experiência na área da Psicologia que criamos uma plataforma exclusiva de dramatizações do Setting Terapêutico e está disponível para você conhecer, chama Práticas Psicológicas.

Nela, fazemos simulações realistas de casos clínicos, com mymedic.es feedbacks personalizados, ampla variedade de abordagens teóricas, participação de atores e a orientação de psicoterapeutas experientes.

Queremos ajudar você a dar o start na sua vida profissional, com mais ferramentas e mais confiança, sem precisar pagar caro por isso. Acesse o site para saber mais!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Receber notificações
guest
0 Comments
Ver todos comentários

SOBRE NÓS

Se você é psicólogo ou estudante de psicologia, trazemos boas novas: A Serpsi foi feita pra você! Somos uma plataforma de streaming criada pra você dar um play na sua carreira, são + de 40 cursos com certificado incluso, conteúdo exclusivo e atualizado semanalmente.

CATEGORIAS

siga a ser psi

Ser Psicólogo LTDA – 37.851.500/0001-47
Todos os direitos reservados.