O Filósofo Sócrates (470-399 a.c.) conduzia através da Maiêutica, Método Socrático; O ser humano à reflexão fazendo a seguinte pergunta: “Quem é você?”
Portanto o indivíduo se questionava, conceituando a si mesmo, se desnudando, consequentemente levando ao autoconceito, que é como a pessoa se percebe produzindo um autoconhecimento, sentindo e entrando em contato com o que pensa, valores, crenças, qualidades e defeitos.
Os profissionais e estudantes de Psicologia precisam se conhecer tendo a facilitação de um Processo Psicoterápico ou Análise, pois quando Sócrates dizia “conhece-te a ti mesmo”, gerava questionamento e introspecção.
O autoconceito é um ponto fundamental na vida psíquica do indivíduo para o desenvolvimento e a construção da personalidade, que ocorre no decorrer da história da pessoa humana.
Por isso é importante elogiar a criança quanto às atividades produtivas, além de dizer “sim” e “não” quando for preciso, pois somos seres dinâmicos. Isso é primordial para contribuir na formação de um autoconceito positivo, reforçado e estimulando a fazer uma caminhada positiva durante a existência, como comportamentos destrutivos e conduz a criança à uma aprendizagem, sendo resiliente à vida.